Top 7: Musicais da Disney (10/31)

Coisas acontecem em aeroportos, já diria Astrid que resolveu fazer um programa sobre isso. É um momento em que você se pega, invariavelmente, observando pessoas. Estou citando isso por dois exemplos: na minha última visita à Fortaleza, um irmão mais velho empurrando a irmãzinha naqueles carrinhos de malas, cantando a música do Bing-Bong-Bing-Bong-um-amigo-especial. Achei a cena uma coisa linda, e quase chorei, porque quase chorei ouvindo a música no Divertidamente. E em outro vôo, também para Fortaleza, que uma criancinha achou por bem passar três horas cantando Let it Go. E aí cheguei à conclusão óbvia que a Disney não faz apenas filmes, faz clássicos, e também muitas músicas chiclete.

Eu sempre amei as músicas da Disney e quem sabe a minha predileção por musicais venha daí. Então porque não elencar meus filmes favoritos da Disney, pensando nas músicas? Porque passei boa parte da minha vida cantarolando por aí, e até hoje alguma delas figura nas minhas playlist. Algumas em português, outras em inglês, porque nos tempos idos a gente se virava com o que conseguia baixar pelo Kazaa. (nossa, estou velha) Então, vamos lá. A lista não tem ordem porque amo igualmente.



A Bela e a Fera
Eu tinha uma coleção que vendia na banca de revista que era o seguinte: um livrinho acompanhado de uma fita cassete, que você ouvia no som e ia acompanhando as páginas (fazia até um barulhinho quando era para você virar). E no final, a cereja do bolo, eles escolhiam uma única música do filme para encerrar. E eu contava os dias para finalmente chegar na edição da Bela e a Fera.


A Bela e a Fera era o meu filme favorito, junto com Pequena Sereia, sem distinção entre os dois. Por algum motivo que até hoje eu não sei, eu não tinha o vhs de nenhum dos dois. Mas eu amava. Muito. Então eu não conseguia me conter para ouvir a música que tinha no final: seria "Belle"? Seria "Sentimentos são"? Eu finalmente poderia rodopiar pelo meu quarto ouvindo e valsando, sonhando com meu príncipe?


Ouvi a fita inteira para ter um acesso de ódio ao descobrir que a editora achou por bem colocar "À VONTADE" como música. Até hoje não superei. Quis puxar a fita inteira e fazer uma arruaça, que nem eles haviam feito com os meu sentimentos. Mas, chega de drama.


Eu sempre adorei ler, e então é óbvio que passei minha infância (e adolescência, a quem eu quero enganar?) (e a vida adulta também, pelo amor) andando por aí, segurando um livro, e contendo a minha vontade de sair cantando: tudo igual nessa minha aldeia. Talvez eu já tenha feito isso algumas vezes. Talvez. Talvez eu tenha feito meu marido decorar as partes da fera de "Alguma Coisa Aconteceu". Vocês nunca saberão.






Aladdin
Eu tinha a fita de Aladdin e acho que não assisti vezes o suficiente. Todo mundo tinha uma crush no Aladdin, daquele jeito malandro e sonhador, mas fica claro que o grande trunfo do filme é a presença do Gênio. É ele que lida com os grandes números musicais, e a atuação de Robin Williams é tão maravilhosa que transparece até mesmo nos trejeitos do gênio.



Fora que "Mundo Ideal" é a grande música romântica, tem coisa mais linda que os dois voando juntinhos no tapete, mundo a fora? E a voz do Aladdin é muito linda. 



Mogli

Esse filme está na lista por motivos absolutamente emocionais: eu sempre achei o meu pai a cara do Baloo, e Mogli é um filme muito antigo, um dos preferidos dele. Dancei muito de coçar as costas com palmeira com ele nessa vida quando era pimpolha, dando aquela eixfregadela, então por isso essa menção. Eu amo Mogli.



As músicas são poucas, mas maravilhosas, cheias de sotaque e de espíritos do tempo. Não tem como não ouvir o Mogli falando "isso é uma brasa, mora!" e não amar. A música dos elefantes fazendo a sua marcha matinal, a hipnose da Kaa, e no final a indiana cantando sobre a vida na aldeia e fazendo o Mogli esquecer tudo sobre ser bicho e querer ser humano.



Mas não tem como negar que nada melhor que somente o necessário. Beijo para o meu Baloo.


A Pequena Sereia
Eu preciso dizer: passei a minha infância inteira acreditando que um dia eu ia ser sereia. Que eu finalmente ia ser chamada para voltar ao mar. Eu era obcecada por sereias, e não tinha como a Ariel não ser a minha princesa favorita (até hoje, quando eu encontro algum objeto da Ariel, tipo um copo, um pote, essas coisas, eu compro, não dá, é amor demais).

A música é muito importante nesse filme, porque o grande dom da Ariel é a sua voz, mesmo ela passando a maior parte do filme muda. Gente, a dublagem da Ariel é uma coisa muito maravilhosa, né? Eles fizeram o horror de remasterizar o audio em 1991 para tirar o sotaque carioca da dublagem original de 1989. Essa é a melhor parte do filme: a Ariel na caverna, no escuro, cantando pra si mesma a vontade que tem de ser humana.

Não é um filme que tem muitas músicas, duas cantadas pelo Sebastião com o ritmo bem caribenho do personagem (gente, porque não dublaram com sotaque baiano? Hahaha teria sido o máximo), mas acho que "Parte do Seu Mundo" vale o filme inteiro.

Fazer perguntas e ouvir rexpoxtas



Pocahontas
Continuando a história da escolha pouco ortodoxa dos caras que faziam as fitas cassetes, em Pocahontas foi uma das únicas que eles acertaram em cheio. Eu não gostava muito da Pocahontas quando era pequena, mas hoje eu admiro tanto (#guerreira #exemplodevida #maedosdragoes) a coragem de não ter medo do desconhecido. Na época, eu gostava mesmo era do fato deles terem colocado "Cores do Vento" para tocar no final. Desde essa época que virou meu hino pessoal, e posso esquecer a senha do cartão, mas nunca a letra de "Cores do Vento".

Assisti Pocahontas tem pouco tempo, e percebi que além das músicas muito boas, geralmente nos momentos musicais a animação também é belíssima. As cores enquanto os índios e os ingleses cantam "Bárbaros" em tons de vermelho, e as ditas coras do vento enquanto eles correm... É um filme visualmente lindo. E a música é forte, dramática. Aff, Pocahontas, maravilhosa.






Hércules
Às vezes eu tenho a sensação que Hércules é um filme meio outsider da Disney, talvez um filme preferido de quem tinha irmão, porque não era realmente a nossa preferência. Hércules não tem princesa, e aliás, o par romântico dele está a léguas disso. Quando eu saí do cinema de Hércules eu pedi para o meu pai comprar a fita pelo amor de Deus que eu amei esse filme, e ele veio com toda a paciência do mundo me explicar que não era assim que funcionava a dinâmica cinema-vhs.

Mas, pouco tempo depois, foi lançado o cante com a Disney especial Hércules, e ele me deu de presente. Então vou falar aqui pra quem não manja nada de Hércules e porque ele está nesse ranking: ele tem um coro particular que persegue ele durante o filme inteiro. Cinco cantoras maravilhosas narrando tudo que acontece, em momentos maravilhosos, tipo a sequência de Zero à Herói. Por favor.


Mas não sei muito bem como funciona esse trabalho de selecionar as músicas que irão para as mídias alternativas, porque o hino romântico não constava na minha fita, e eu vim viciar na música da Mégara depois de grande. Hoje posso dizer: além de "Cores do Vento", outra música que eu escolheria para o karaoke da vida seria "Não direi". Uma música que inicia com "se há um prêmio por julgar mal, já sei que vou ser eleita" só pode ser maravilhosa. Certo?






Rei Leão
Esse é óbvio. É o preferido da maioria das pessoas, Hakuna Matata é um hino (e vocês já perceberam que em português é Hatuna Matata? Eu tinha isso escrito na minha mochila, e sempre me falavam que estava errado, gente, melhorem). E eu tenho que dizer que Rei Leão é uma obra completa, não dá pra dissociar a estética do filme, das músicas, da evolução dos personagens.

Afinal, um filme que já começa com o Ciclo Sem Fim vem dizer ao que veio. E eu tive a sorte de assistir o musical ao vivo, aos prantos do começo ao fim, e posso dizer que é tudo isso mesmo. Rei Leão é o grande clássico da nossa geração de filmes da Disney, e espero que todo mundo continue amando esse filme como eu amo. E chorando quando aparece esse sol nascendo.



~ arrepios ~


  1. Amiga, eu tive um momento antes e depois de ler esse post. Porque lógico que, quando vi que você tinha mesmo falado das músicas, eu fui ouvir minhas preferidas antes e daí o que aconteceu foi que eu ouvi todas e chorei em todas, chorei muito. Aí eu vim aqui, achando que já tinha tido a cota de choro, mas descobri que não e chorei tudo de novo. Que momento. Não tenho maturidade nenhuma pra lidar com esses filmes.

    Esses dias fui tentar assistir "A Pequena Sereia" e parei exatamente nessa música porque sabia que tinha alguma coisa errada. Eu sabia que a letra estava toda errada, mas daí eu achei o timing estranho também, tudo meio acelerado, sei lá. Obrigada por esclarecer o que aconteceu, mas aff, não acredito que tudo isso foi só por causa do sotaque. Por favor, Disney querida, seje bem menas.

    Cores do Vento é uma das minhas músicas preferidas da Disney, se não for a preferida, e eu me acabo de chorar toda vez. Sei lá, sinto vontade de esfregar ela na cara de um monte de gente, essa letra é tão bonita, fala tanta coisa que as pessoas precisam ouvir #filosofias. Aliás, o filme todo é maravilhoso, as músicas todas são maravilhosas e aff, aquele final, choro tanto sempre, tão triste que eles não fiquem juntos.

    amo você <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu ia ler tudo e depois comentar, mas achei por bem abrir a caixa de comentários desde já porque só li a parte da Bela e a Fera e já tenho comentários.
    Primeiro: EU TAMBÉM TINHA ESSES LIVRINHOS e só de você falar ouvi aqui o barulho da página virando e me deu uma nostalgia, HAHAHA.
    Segundo: Que dó que cê não tinha o VHS!!!!
    Terceiro: POR FAVOR me permita assistir a você e MB fazendo o Dueto, preciso disso na vida, decidi hoje. AHHAHAHA
    Vamos pro Aladdin agora: Mundo Ideal é muito maravilhosa mesmo, tenho em inglês no IPod e toda vez que escuto fico "nhoimnhoimnhoim"
    "Meu pai parece o Baloo" MORRI DE RIR, e já imaginei a cena de baby couth e papai dançando somente o necessário com a folha da palmeira, ai seus lindos <3
    Amo demais a Pequena Sereia e nunca superarei Part of your world. Teve uma época na vida que eu ouvia O DIA INTEIRO.
    Pocahontas e Hércules eu lembro que tentei começar a assistir algumas vezes mas achei chato e larguei mão. Mesmo assim, tenho "Colors of the wind" no IPod e arrepio quando ela toca, hihi.
    E: não precisamos falar sobre Rei Leão, né? <33333333333

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Bela e a Fera, coisa mais linda! Quem, leitora, não se identifica com ela e sonha em ter aquela biblioteca?! Eu não lembro de assistir muito o filme na infância, não sei porque.
    Aladdin (Um mundo ideal! <3 ) e Moglli lembro de gostar muito, mas, também não lembro de muita coisa. Vou até rever. :)
    A Pequena Sereia! Que filme maravilhoso. Amo muito. <3
    Eu tinha o Vhs de Pocahontas e ficava muito triste por não ter aquele cabelo maravilhoso.
    Hércules eu amava também, assistia inclusive o desenho que passou durante um tempo na tv.
    E REI LEÃO, por favor. <33
    Mas acredita que não sou muito ligada nas músicas? Tipo, amo no filme, mas quase nunca decoro. :/
    Só a do Rei Leão, Nesta noite o amor chegou, que eu lembro mais, foi até a musiquinha que as daminhas e pajens entraram no meu casamento. ♥

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Meu amor, preciso dizer que quase saí dançando quando vi o tema do seu post. Concordo demais que a Disney faz clássicos e músicas chiclete. Mas aí você começou a lista e eu murchei, porque vi muito pouco A Pequena Sereia e A Bela e a Fera (buá), e Mogli eu NUNCA vi.

    Mas aí chegou Pocahontas e Hércules e <3 <3 <3 Cores do Vendo e Não Direi são minhas músicas favoritas da Disney da vida inteira. E Rei Leão também é uma ótima pedida. Te amo ainda mais por essa lista.

    Te amooo <3

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso Gabriela, então eu já frequento seu blog já faz um tempo mas nunca comentei, mas essa seleção mereceu um comentário. Adorei suas escolhas, desde a primeira, A Bela e a Fera é muito amor, confesso que nunca prestei muita atenção no Mogli, mas vi tanta referência a ele que vou ter que assistir de novo. Hércules é com certeza tem totalmente meu coração, amo a trilha sonora amo tudo, amo o coro de mais. Enfim, amei a seleção!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Não sou uma pessoa de Rei Leão... Mas A bela e fera, Pocahontas e Hércules ♥♥♥ putz, sei cantar todas! Amo amo amo.

    ResponderExcluir
  7. Amiga,

    Desses que você listou, o único que eu amo de paixão é Aladdin. Eu lembro até hoje que uma vez tive que cantar "A Whole New World" numa apresentação do curso de inglês em e arrepiei todinha. É muito linda a música e eles voando por aí mesmo <3

    A Bela E a Fera eu também amo, bem como Rei Leão, mas não lembro muito das músicas direito #shame. Eu lembro muito bem das histórias, mas as músicas eu só sei que são desses filmes quando alguém me conta, aí eu lembro.

    Beijo! Te amo!

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.


Procura algo?











Arquivo do blog










Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.