Pavlova de Chocolate com Calda de Morango



Quando eu era mais nova, era facilmente influenciada pelo The Sims. Eu sei que pode parecer absurdo, mas esse jogo marcou desde os meus passos de dança (alô The Sims 1 Nightlife) até a minha tentativa de aprender a tocar violão sem aulas, só na repetição (se eles podem, por que não eu?). No The Sims 2 então, que você podia ver o preparo dos pratos, eu passava dias e mais dias sonhando em provar um Mac'n'cheese, que só pode ser muito bom, afinal, se eles passam o dia todo pensando nisso, tem que ser. Me provei certa na teoria do Mac'n'cheese e realmente é delicioso (depois ponho minha receita aqui), falhei em aprender a tocar violão, mas acertei em outra coisa: ver programas de culinária realmente melhora as suas habilidades de chef. E desde então venho assistindo esses programas quase religiosamente.

De todos os chefs que aparecem na nossa televisão, a que eu mais me identifico sem dúvidas é a Nigella. Vejo naqueles pensamentos gordos e naquelas receitas deliciosas tanto de mim, e se fosse para escolher alguém para cozinhar para mim durante todo o resto da minha vida, seria ela. Desculpa Jamie com seus programas de reeducação infantil, mas eu gosto mesmo é de bacon, e de chocolate.

Um dia desses estava de bobeira assistindo tv quando me deparei com a Nigellinha fazendo essa delícia. No momento em que eu vi aquele suspiro gigante saindo do forno, me lembrei de já ter visto aquela mesma receita há mil anos, quando ainda era criança, e a imagem daquele suspirão ficou me guiando por dias e dias à fio. Agora, aos vinte e três anos e me considerando um ás dos bolos, fui fazer.

A receita é muito simples, eu criptografei enquanto via o programa, mas também dá pra pegar no próprio site da Nigella. 

Depois de pronto, é recomendado comer em... hahahaha, impossível dizer, porque acabou imediatamente. Também, né? Por favor. É um suspiro gigante de chocolate.



Para o suspiro:
- 6 claras de tamanho médio
- 300g de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico
- 50g de chocolate meio amargo em pedacinhos

Pré-aqueça o forno em 180º!

Bata as claras até formar picos, e que ela fique um creme lisinho e brilhante (cuidado para não bater demais!). Depois é só ir adicionando o açúcar aos poucos, peneirando antes para que ele fique soltinho! Bata apenas o suficiente para misturar, com o cuidado de não bater demais e desandar a coisa toda. Açúcar misturado, agora é só incorporar gentilmente (adoro esse termo - gently fold) o cacau, o vinagre e o chocolate picado num movimento bemmm devagar, com a espátula, até que tudo esteja homogêneo. Vinagre balsâmico é um daqueles ingredientes que tem um cheiro estranho, gosto pior ainda, mas que faz uma alquimia incrível no meio das receita se transforma tudo. Diz a Nigella que ele é fundamental para a puxância do suspiro. Aguardemos.

Bom, depois de feita a massa, é só despejar numa assadeira forrada com papel próprio para o forno. Aqui em Fortaleza eu NUNCA vi esse tal papel para vender, nunca jamais, então tive que colocar numa forma de bolo daquelas que o fundo é removível. Deu certo. Na receita, a indicação é diminuir a temperatura do forno até os 150º, mas meu forno só vai até o 180º, então foi assim mesmo. O tempo é uma coisa que nunca dá certo nas minhas receitas, diz que é para ficar no forno uma hora mais ou menos, mas depois de uma hora o meu claramente não estava pronto. Mais importante que a hora é o ponto: ele tem que começar a rachar. Então, rachou em cima, está pronto.

Para o creme:
- 500 ml de creme de leite

Mas tem que ser o creme de leite fresco, daqueles que vende numa garrafinha e fica na geladeira do supermercado, do lado do iogurte. Com ele em mãos, uma dica é deixar uns 10 minutinhos no freezer, e então despejar na batedeira e bater atéé ele virar chantilly. Não demora muito, é só isso mesmo, e é mágico. Como eu estava ousada, coloquei um tiquinho de extrato de baunilha.

Muito importante: tem que esperar até a Pavlova ter esfriado completamente antes de colocar o chantilly, senão ele vai derreter. Eu sempre sou afoita e acabo colocando quando ainda está meio morno, mas não faça isso, senão o chantilly vira água. É sério.

Na receita original, uma porção de raspberry frescas e lindas eram casualmente dispostas por cima do creme, mas não encontrei raspberry no supermercado (aliás, só vi uma única vez aqui). Então comprei morangos, mas tive medo deles estragarem, então acabei inventando uma calda. Como inventei, não tenho exatamente as medidas, hahaha.

Calda de morango:
- Uma bandeja de morangos (umas 10 unidades, mais ou menos)
- Um pouco de açúcar (uma colher de sopa, mais ou menos)
- Um pouquinho de vinagre balsâmico (uma colher de chá?)

Cortei os morangos em fatias, e coloquei numa panelinha com um pouquinho de açúcar. Os sucos imediatamente começaram a soltar, junto com o caramelizado, e na hora que começou a ferver, coloquei um pouco de vinagre balsâmico. Deixei ferver mais um pouquinho e pronto: uma calda deliciosa de morango, que se sobrar ainda serve de geléia.

Agora é só montar: suspiro gigante completamente frio (ok? Completamente frio! Completamente frio! Frio! Don't miss 60B!), chantilly por cima, e calda de morango. E para completar, raspe mais um pouquinho do chocolate meio amargo que sobrou, só para dar um charme e fechar a gordice com chave de ouro. E olha, fica tudo isso mesmo que vocês estão pensando!
  1. ai deu MUITA VONTADE!!!!!!!!!!!! amei!!!! eu tô super entendida dos suspiros, porque ando tentando fazer macarons (sem sucesso), e ODEIO essa história de "bater demais" ou "mexer suavemente", porque da última vez foi um dos fatores que me atrapalhou mais.

    e eu AMO vinagre balsâmico!!!! deve ficar uma delícia :))))

    ResponderExcluir
  2. Minha barriga doeu de tanta vontade que eu fiquei haha! Receita anotada pra mamis fazer, já que eu não sei nem fritar ovo :/

    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ADORO NIGELLA! Dos programas do Jamie só gosto daquele de refeições em meia hora sabe? Acho maravilindo! E que treco bonito essa pavlova (amei o nome! haahhaa) aqui em casa mamãe reina soberana na cozinha, mas um dia se me der a louca eu faço hihi

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Acabo de descobrir que a busca do seu blog funciona super bem, procurando as dicas de buenos aires pra um amigo meu.

    E eu tô evitando ler a receita disso pra não engordar só de ler.

    ResponderExcluir
  5. gente.... que delícia!!!

    vou testar com certeza :)

    ResponderExcluir
  6. Eu estou ba-ban-do nesta foto. Sério. Preciso fazer isso o quanto antes, meu deus.

    Pale September

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho desespero mental em ver uma receita assim. Sou tããaao complexada que começo a pensar que eu engordaria horrores se fizesse pq ahuaha lógico, não sei comer só um pouquinho de cada vez pra matar a vontade quando o assunto é doce. O meu caso é compulsão mesmo e dane-se o mundo pq sou magra ainda assim e viverei de açúcar pra sempre. Mentira. Meu colesterol tem dito coisas diferentes ahuahauahah
    Eu ficava dançando com The Sims tambéeeeems :(((((!!! E sempre fui um desastre com aqueles passinhos mas me divertia sozinha ! heuheueh o fato é que The Sims tem as ~maiores~ lições de convivência em sociedade que qualquer adolescente da nossa geração já obteve ! Acho que merecia nossa veneração por isso e : http://wifflegif.com/gifs/46532-toy-story-reaction-gif

    hahahahah
    Sempre sou meio fênix e volto das cinzas, fala verdade Gabi!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? O que acha de participar do grupo no facebook das blogueiras do nordeste? Ótimo para divulgação. É só solicitar para participar: https://www.facebook.com/groups/115329361954014/ ! Te espero lá, seu blog é lindo. Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Acho que já comi com os olhos, haha. A receita é muito mais fácil do que parece, com certeza vou fazer!
    Só estranhei o vinagre balsâmico; eu costumo usar pra temperar saladas, mas se a Nigella disse que dá certo, quem sou eu pra discordar.. haha

    Adorei o blog e a receita! Beijos
    ledonuthy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. aiai, essas receitas me matam <3

    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.


Procura algo?











Arquivo do blog










Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.