Retrospectiva Literária 2014

Demorou, mas chegou!

Depois de um mês de atraso, ei-la. Íamos gravar em Fortaleza, mas esqueci o caderno em que anoto todas as minhas leituras no Rio, então atrasamos tudo. Isso e a preguiça, é claro.




Acho que alguns livros merecem ter seus posts, quem sabe num futuro próximo?
(Deixei em negrito os favoritos)
(The Magicians é um caso de amor e ódio que não consigo colocar em palavras, então marquei como favorito, mas na realidade até agora não sei se eu gostei)


Em 2014, Gabriela leu:
Fangirl - Rainbow Rowell
O Menino do Kampung - Lat
A menina que roubava livros - Markus Zusak (Abandonado)
The Interestings - Meg Wolitzer (Abandonado)
Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Em Chamas - Suzane Collins
A Esperança - Suzane Collins
Breakfast at Tiffany's - Truman Capote
Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare
O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart
Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson
A Menina que Brincava com Fogo - Stieg Larsson
A Rainha do Castelo no Ar - Stieg Larsson
A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora - Gregório Duvivier
Febre de Bola - Nick Hornby
A Fundação - Isaac Asimov
Attachments - Rainbow Rowell
A Estrada da Noite - Joe Hill
Lola e o garoto da casa ao lado - Stephanie Perkins
Extraordinário - PJ Palace
Os mundos de Crestomanci - Diana Wynne Jones
Dom Casmurro - Machado de Assis
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Extremely Loud & Incredibly Close - Jonathan Safran Foer
Como ter uma vida normal sendo louca - Jana Rosa e Camila Fremder
As Crônicas Marcianas - Ray Bradbury
A vida em tons de cinza - Ruta Sepetys
Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver
An Abudance of Katherines - John Green
Foras da Lei etc - Neil Gaiman & etc
A Droga da Amizade - Pedro Bandeira
Serena - Ian McEwan
Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
Sandman Edição Definitiva - Vol. I - Neil Gaiman
Sandman Edição Definitiva - Vol. II - Neil Gaiman
Isla and the Happily Ever After - Stephanie Perkins
As Valentinas - Luiza Trigo
The Magicians - Lev Grossman
Alta Fidelidade - Nick Hornby
American Gods - Neil Gaiman
An Age of License - Lucy Knisley
Heart: Seed, Snow, Circuit - Lucy Knisley

Em 2014, MB leu:
Este Lado do Paraíso - F. Scott Fitzgerald
O Bom Jesus e o Infame Cristo - Philip Pullman
Os frutos dourados do sol - Ray Bradbury
Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling (audiobook)
A ciência dos Superpoderes - Juan Scaliter
Wild Cards - Org. George R. R. Martin
Leite Derramado - Chico Buarque
Harry Potter e a Câmara Secreta - J. K. Rowling (audiobook)
Orfeu da Conceição - Vinicius de Moraes
Antologia Poética - Mário Quintana
1984 - George Orwell
Percy Jackson - O Ladrão de Raios - Rick Riordan
Paper Towns - John Green
Segunda Fundação - Isaac Asimov
Percy Jackson - O Mar de Monstros - Rick Riordan
Percy Jackson - A Maldição do Titã - Rick Riordan
Eleanor & Park - Rainbow Rowell
Percy Jackson - A Batalha do Labirinto - Rick Riordan
Percy Jackson - O Último Olimpiano - Rick Riordan
Poemas Escolhidos - Ferreira Gullar
Uma Força Medonha - C. S. Lewis
Olhos de Cão Azul - Gabriel García Marquez
A Cidade Inteira Dorme - Ray Bradbury
O seminarista - Rubem Fonseca
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling (audiobook)
Clube da Luta - Chuck Palahniuk
O Polegar do Panda - Stephen Jay Gould
Do amor e outros Demônios - Gabriel García Marquez
O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
O Salmão da Dúvida - Douglas Adams
O Cavaleiro dos Sete Reinos - George R. R. Martin
Sandman Edição Definitiva - Vol. I - Neil Gaiman
O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Extraordinário - R. J. Palacio
O caminho Jedi - Yavin Praxeum
O Restaurante no Fim do Universo - Douglas Adams
Deuses Americanos - Neil Gaiman
  1. Preciso comentar sempre, antes de qualquer coisa: LINDA MARAVILHOSA DIVA QUE MULHER.

    - Romance que faz botar coraçõezinhos do lado: precico, óbvio.

    - Livro drogas, amo e AHRAHRHJARGHAGHJ DEUSES AMERICANOS SGJHSKGHKJHAJEKJHGKJGHJKHSJHGJS melhor livro do mundo, chora haters (teria Neil Gaiman seu séquito de haters? Me recuso a saber)

    - Miga, dica pra vida, urgentemente: livro de suspense + E. Lockhart maravilhosa: LEIA MENTIROSOS. Amanhã. Sério.

    - "todo mundo vai morrer mermo então"
    - Chorar de desespero: Extraordinário. Sim. Sempre.
    - "Continue assim lendo livros de Cristo" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    - Jogos Vorazes: te amo.
    (mas gente, gosto do terceiro livro? é tipo meu favorito? FEELINGS ARE THE ONLY FACTS)
    - Quando eu li Breakfast eu tinha 16 anos e nem usava tags, então meu livro é realmente grifado, o único. De lapiseira, grifei chorando, mas precisava sabe?
    - Final de Serena e de Kevin: YAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSS
    - MB EU CONCORDO COM VOCÊ MESMO.
    - Alta Fidelidade é uma coisa muito estranha, porque da primeira vez que eu li eu achei o livro mais engraçado do mundo, mas na releitura eu achei ele TÃO DEPRÊ. Fiquei malzona, sabe? Mas ele é engraçado mesmo.
    - Levi. I feel him. Sdds.
    - Eu acho o Shadow bonito porque no começo ele era o Chay (RISOS), e depois virou o Aaron Paul. Dois magrelos maravilhosos prum cara cuja principal característica é ser um armário. Ponto pra imaginação da Anna Vitória. Feelings are the only facts (2)
    - "Quentin é da nossa geração, ele podia ter feito publicidade" HAHAHAHAHAHA
    - Somos todas Cather <3 amo que você ama Fangirl tanto quanto eu e entende os SENTIMENTOS, sabe?
    - Cara, a gente é tão a mesma pessoa que você é a única no mundo que reconhece o quão merda é o livro da Jana Rosa e sabe o tanto que é difícil falar isso dela. Gosto de acreditar que a culpa é da Camila, porque meu Deus. MEU DEUS.
    - Quero reaction gifs de MB pra exprimir minhas reações que não consigo formular com palavras, sendo meus sentimentos sobre Deuses Americanos a principal delas.
    - PASSANDO MAL DE RIR DO 11 DE SETEMBRO, DESCULPA MUNDO, a culpa é de MB.

    Ai, isso foi bom. Valeu totalmente a pena ter deixado de transcrever entrevistas pra ver esse vídeo. Vocês são demais, se reproduzam logo.
    BJS AMO VC SDDS <3

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaa!! Eu esperei muito por esse vídeo (já devo ter visto umas 3 vezes, aliás).
    Amei o batão, já disse isso, cé diva demais!
    Seu livro favorito foi Extremely Loud & Incredibly Close e eu morro de preguiça dele!! Eu sei, vergonhoso. Mas o filme me deixou com muita preguiça, não sei explicar. Tô doida pra ler Americanah, comprei e ainda não tive tempo de ler, mas de 2015 não passa. Bom saber que o livro do Greg Duvivier é ruinzinho. Mas eu gostei do Ligue os Pontos! :x
    O que te surpreendeu tanto em Kevin? Acho tão previsível — mesmo sendo um livro incrível, claro, isso não tira o mérito...
    Preciso ler Extraordinário! Ganhei num amigo secreto mafioso e ainda não li, shame on me.
    Achei fofo MB chorando com Eleanor & Park, mas, gente! Eu detestei o final daquele livro! Chorei de emoção por ter acabado, só se for, hahahah!

    Beijos! Gravem sempre <3

    ResponderExcluir
  3. Seus lindos maravihosos, tava muito ansiosa por esse vídeo <3
    A Tary voltou com o blog, tá? AHAHHAA
    Casal mais apaixonante: VOCÊS, ÓBVIO, AFF.
    Sobre Deuses Americanos: Vocês dois e Anna amaram, aí a Revista Bula fez uma lista de 13 livros horríveis e colocou esse, acreditam? Botinas. Confio muito mais em vocês, claro.
    Frankie Landau Bankzzzz, gente, eu sou a única do mundo que acho a Lockhart uma chata! HAHAHA
    "Eu chorei..." "EM TODOS OS LIVROS" hahaha #MBtroll. Amiga, até EU chorei em A vida em tons de cinza, socorro. Ai, pfvr MB chorando em Extraordinário, que fofo. AHAHAHA, ah não, MB, nem queira me enganar, aposto que cê ficou em prantos sim.
    HAHAHAHA COUTH FAZENDO OWWN, MEU DEUS, AMO TANTO.
    HAHAHAHA CONTINUE LENDO LIVRO DE CRISTO, SOS.
    Amiga, como assim se decepcionasse com Hunger Games :'(( Ah sim, o terceiro livro é chato mesmo, mas o filme tá ótimo. E essa desculpa da gente ser menor não cola, porque esses livros são recentíssimos, hahaha.
    Tava morrendo de medo desse seu liro irrelevante ser um livro favorito meu, mas nunca nem ouvi falar.
    "É bonitinho porque é coloridinho, tudo do mesmo tamanhozinho" HAHAHA, MB, <3.
    Pausa: Amiga, você é tão mas tão bonita que posso ficar olhando pra esse vídeo pra sempre, #bichas. Despausa.
    Gente do céu, preciso ler Bonequinha de Luxo.
    "Aqui a gente leva muita porrada no estômago", amo tomar porrada dos livros. E: Kevin é maravilhoso e arrisco dizer que é o livro mais bem escrito que já li.
    O final de 1984 foi o maior soco no estômago que já tomei na vida. Não achei o rumo de casa até hoje.
    Machado de Assis é muito bom, mas pior que também acho chato. Apesar de amar absolutamente a história do Dom Casmurro. MB CITOU ANNA VITÓRIA, ACHO BOM EU TAMBÉM SER CITADA ATÉ O FIM DESSE VÍDEO. #banana
    Tô rindo muito do MB te congando: ~seguindo dica de livros de um blog de decoração~ hahaha socorro, vocês dois são demais.
    HAHAHAHAHA NÃO PEÇA DICA DE RESTAURANTE PRO SEU PEDREIRO, AI MB, SO COR RO.
    Também não gosto do Mochileiro das Galáxias, achei um tédio.
    Melhor frase do vídeo: "Eu sou... biscate do Gaiman". HAHAHA
    HARE CRISHNA HAHAHAHAHAHA
    Margo é insuportável demais mesmo.
    "Se ela não está fazendo sexo por dinheiro ela não é uma quenga". HAHAHAHAHAA
    "E ela ficou com ele?" "Ficou, claro" É um YA, né. HAHA <3
    Gregório devia ficar quietinho nas crônicas, porque poesia não é a dele e ele ainda não entendeu. Achei Ligue os Pontos um saco!
    Gente, preciso ler Deuses Americanos logo! O.O
    E esse livro favorito da Couth, eu achei a história linda, mas achei a narrativa bem cansativa. <3
    Gente, vocês são maravilhosos. Amiga, te amo muito! <3

    ResponderExcluir
  4. COMO FAZ PRA SER QUE NEM VOCÊS QUANDO EU CRESCER (eu crescer, risos)????
    Não sei falar, só sentir.
    Casal apaixonante: vocês. fim. tchau

    A única coisa em comum que minha lista tem com a de vocês (do ano de 2014, óbvio) é: Trilogia Jogos Vorazes. Gostei mais do primeiro, meu prefs <3

    DE MAIS, MEUZAMÔ APENAS QUERIA DIZER QUE: continuem assim, viu?
    Amo vocês. <3

    ResponderExcluir
  5. Agora os comentários do vídeo, com licença, cof cof
    - O olhar de Couth ao saber que sogra leu livro de Cristo: impagável. HAHAHA
    - "A Katniss é muito chata: REALMENTE. concordo
    - Não consigo parar de olhar pra tua boca, guria #hetera. Nem quando MB está falando eu deixo de olhar para esse batom. socorr
    - Tenho sérios bloqueios com o livro Precisamos Falar sobre o Kevin. Até hoje não consegui terminar porque achei chato??? Porém, vi o filme e isso arruinou pra sempre a leitura. Acho. O filme também foi um soco no estômago.
    - Dom Casmurro é o ÚNICO que eu gosto de Machado. Todos os outros eu achei a mesma coisa que tu: barra pesada
    - O que acontece com a A Menina que Roubava Livros? Porque a primeira vez que eu li EU ACHEI MUITO BOM E É MEU PREFERIDO ATÉ HOJE, porém fui reler e não terminei também. Sei lá
    - Não fale assim de O Guia dos Mochileiros da Galáxia, poxa, não MIM MAGOE. Amo demais e morro de rir, mas entendo quem não acha engraçado..acho...
    - HQ: talvez comece por Sandman, viu?
    - "Quem nunca?" "eu" HHAHAHAHAH
    - Nunca li poesias de Gregório Duvivier, mas gostei bastante de Put Some Farofa que é um apanhado de crônicas. Nas crônicas ele é show!
    - A camera desligando DO NADA. Hahahahahaha
    Ai ai, valeu a pena cada minuto.
    Te amo, amiga, muitas saudades.
    <3

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga! Eu tardo mas não falho <3 Você está completamente maravilhosa: look, make, coque, sobrancelha, QUE PESSOA!
    Estou colocando a palavra ''mindfuck" no meu vocabulário porque é muito awesome vocês falando hahaha!
    PRECISO ler "Deuses Americanos" e todos os livros do Gaiman desse mundo.
    Couthinha, me ensina a abandonar livros? (É sério, me dê a receita) Raramente consigo e acho que deveria, né? Perco um tempo precioso e acabo ficando de ressaca depois.
    "decoração" HAHAHAHAHAHAHA
    Cês vão ter que me ensinar a gostar de ficção científica porque ai, não dá D:
    Ler mulheres fodas: todas precisamos! Espero que aconteça bastante pra nós em 2015.
    Eleanor <3 <3 <3
    MEU DEUS DO CÉU, A MARGO É INSUPORTÁVEL O.O E eu odiei esse livro com todo o meu coraçãozinho. Achei péssimo! João Verde chegou lá, bateu um monte de quote bonita no liquidificador e achou que era um livro #ferine
    Quero ler Clube da Luta esse ano e PRECICO ler Fangirl logo, ainda mais com você falando dele com tanto amor!
    Feliz que MB gostou de Quintaninha! Poeta da minha vida <3
    MORRENDO COM A HISTÓRIA DO 11 DE SETEMBRO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA
    Amiga, Extremamente Alto e Incrivelmente Perto não me arrebatou =( Mas eu penso em reler porque tinha sonhado um sonho lindo de amar e não rolou.
    Amei o vídeo, CLARO!

    ResponderExcluir
  7. Primeiro vídeo no Rio YAAAAAY <3

    "Acho que fiquei muito apaixonada" HAHAHAHAHA TE AMO

    MB escolheu o mesmo casal que eeeeeu (e meio mundo, mas enfim).

    LIVRO DORGAS. Clube da Luta, que lerei por indicação de MB. Tenho muita vontade de ler a trilogia Fundação e Deuses Americanos também.

    Frankie, desde mentirosos tô sentindo muita necessidade de ler.

    Não sei o que é isso de estar psicologicamente preparada pra algo. Leia A Guerra de Clara. Wonder, como não chorar, né? Extremely loud já ouvi tanto bem, mas ainda assim não me encheu os olhos nunca, sabe? Problems, mas tenho que acreditar em você porque né.

    Jogos Vorazes me fez virar a noite, bjos. Nem sei se é bom ou não, sei que foi DORGAS pra mim. A ideia na real nem foi dela, né? Tenho que ler Batalha Royale(?). Os filmes são realmente melhores, mas chorei o livro todinho mesmo assim.

    Breakfast at Tiffany's li há anos e não lembro NA-DA. Preciso reler.

    Americanaaaaaaaaaaaaaah quero tanto :'(

    Precisamos falar sobre o Kevin, tenho aqui e precico. Mas tenho medo de como lidarei com isso. É possível que eu fique destruída.

    1984 é puro soco no estômago mesmo. Tão tão tenso. Também preciso reler.

    Dom Casmurro o mais chatooooo. Sofri. E A Menina que Roubava Livros, sofri novamente. Profundamente.

    "Ideias que todo mundo já teve um dia quando tava no banheiro" HAHAHAHAHAHAHA

    Concordo que tá faltando personagem feminino foda nesse mundo. Vamos à caça. Eu dei sorte de ter lido A Invenção das Asas esse ano, então foi fácil responder essa.

    Couth corrigindo vocabulário <3 <3 hahahahaha

    Eu sei que você não sabe se amou ou odiou The Magicians, mas fiquei MOR-RE-NO de vontade de ler. :)

    CÊ.NÃO.VIU.MEU.PRIMEIRO.AMOR???? TO SEM CHÃO.

    E eu vi Clube da Luta sem saber o final RISOS.

    Fangirl. Preciso ler esse livro pra onteeeem. Se a personagem principal escrevia-fanfic-slash, esse livro SÓ PODE ser sensacional.

    "AI QUE RAIVA DO 11 DE SETEMBRO" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Finalmente consegui terminar de ver o vídeo e mimar. Vocês são a coisa mais fofa do universo. Te amo <3 <3

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.


Procura algo?




















Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.