Retrospectiva Literária 2012

Ano passado, comecei a escrever esse post e deixei pela metade. Os critérios são os que a Anna Vitória postou no So Contagious em 2011, porque ia ficar meio boring sair dizendo livro por livro, quando na verdade alguns foram tão sem graça que nem contam. Participação do Marcelo Bernardo, porque ele leu muito mais livros do que eu, e a gente sempre discute esse tipo de coisa mesmo.


 A gente fica olhando pra cima por causa da estante, hahah


Os possíveis indicados:

Gabriela leu em 2012:
Fragile Things - Neil Gaiman
Harry Potter das Páginas para a Tela - McCabe
A Juba do Leão - Arthur Conan Doyle
Habibi - Craig Thompson
Chunky Rice - Craig Thompson
Festim dos Corvos - George R.R. Martin
Koko be Good - Jen Wang
Flight 2 - Comics Anthology
Smoke and Mirrors - Neil Gaiman
Dança dos Dragões - George R.R. Martin
Mundo de Zofia - Kelly Link
Ensaios - Truman Capote
Anansi Boys - Neil Gaiman
Um dia - David Nicholls
Além do Planeta Silencioso - C. S. Lewis
A Culpa é das Estrelas - John Green
A Casual Vacancy - J. K. Rowling
Stardust - Neil Gaiman
Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling
Biografia do John Lennon - Philip Norman (terminando ainda)

Marcelo leu em 2012:
Um estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle
Calabar - Chico Buarque
O Círculo Vermelho - Arthur Conan Doyle
The Complete Poetry of Edgar Allan Poe
Anansi Boys - Neil Gaiman
Antologia Poética - Fernando Pessoa
Duma Key - Stephen King
Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
Budapeste - Chico Buarque
Around the World in 80 days - Jules Verne
Antropofagia - Caetano Veloso
João Gilberto (edição Cosac Naify)
Perelandra - C.S. Lewis
A lenda de Sigurd e Gudrun - J.R.R. Tolkien
Hans Christian Andersen Complete Fairy Tales
A Dança dos Dragões - George R.R. Martin
O Festim dos Corvos - George R.R. Martin
A Tormenta de Espadas- George R.R. Martin
A Onda que se Ergueu no Mar - Ruy Castro
Para Seguir Minha Jornada (Biografia Chico Buarque) - Regina Zappa
João Gilberto - Zuza Mello (coleção Folha)
  1. ADOREI a ideia de os 2 responderem juntos. Seus lindos.
    Gabi, A Culpa é das Estrelas <3, eu ia responder isso com certeza. Adorei o corte do Marcelo Bernardo: "E eu que to dando spoiler". HAHAHA
    Outro momento ótimo do vídeo: "Era um livrão grandão, luxuoso, e não era bom". HAHAHA, amei.
    Gabi trollando a categoria #Grifei, e Marcelo dando bronca. Depois: "ok, conta". HAHA, ele é o indicador de qualidade das respostas.
    Mundo de Sofia é muito polêmico.
    A cara dele na hora de falar que o Sherlock Howmes é legal foi épica.
    Gabi diz: "Não queria ser a Hazel porque ela teve câncer". NEM EU, plmdd.
    Ai, morri com vocês, gente. Nada mais a declarar. Beijo. <3

    ResponderExcluir
  2. Minha recomendação literária pro seu final de 2012: As vantagens de ser invisível.
    Sério, foi a coisa mais.. doce que eu li esse ano.
    (e ainda não me conformo de vc não gostar de One Day. hahaha Eles são babacas, mas o livro é mto bom!!)

    bjs
    :)

    ResponderExcluir
  3. Cara, vocês são muito lindos. Sumam da minha frente. Sério!
    hahaha
    ok, não.
    Mas mesmo, a dinâmica de vocês é muito boa, me diverti muito com esse vídeo.
    Das suas leituras, li apenas ACEDE e Um Dia, e do Marcelo li Sentimento do Mundo, Budapeste e a biografia do Chico. Gosto muito de todos.
    Mas, como já era de se esperar boiei no resto. Eu definitivamente não sou uma leitora de fantasia e aventura. Contudo, fiquei bem interessada em alguns livros que você citou, principalmente o Anansi Boys. Nunca li Neil Gaiman, acredita? ):
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Couth, você e o Marcelo são ótimos, dei boas gargalhadas com alguns dos comentários aqui.
    Ainda bem que é "Mundo de Zofia", porque se fosse de Sofia, eu ficaria bem brava com as coisas que você disse, HAHAHA. "A Culpa é das Estrelas" foi, sem dúvidas, um livro inesquecível pra maioria de nós este ano.
    Não duvido que a Biografia do John Lennon seja chata. Biografia é um negócio que, olha, haja paciência, hein?!
    Louca para começar a ler o novo da J.K., mas sem tempo. Lerei em inglês também. Espero não ter muitas dúvidas - mas já tenho certeza que terei muitas delas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Como vocês dois combinam, viu? <3
    Couth, tenho que concordar com tudo o que você disse sobre One Day: casal de babacas, livro irrelevante. Contudo, achei uma boa história e até bem real, desse tipo que a gente pode ouvir alguém contando por aí -um dia- hahaha.
    Estou morrendo para ler logo A Casual Vacancy e de tanto que você falou mal também fiquei com vontade de ler esse Mundo de Zofia, que eu nunca ouvi falar, gente! E ah, Sentimento do Mundo do Drummond <3
    Super beijo, linda.

    ResponderExcluir
  6. não dá pra eu abrir o vídeo daqui, mas vi que você leu mais ou menos a mesma quantidade de livros que eu - dá uma inveja boa de quem conseguiu ler mais que a gente né?
    Os únicos que li da lista foram "Um estudo em Vermelho" e "Um Dia" e eu adorei os dois!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Você é muito inteligente, gosto do jeito que escreve.

    ResponderExcluir
  8. Cara que coisa fofa vocês dois! Já tratei de bronquear devidamente com o meu namorado porque ele compra milhões de livros e não lê nenhum e eu tenho que recorrer a uma amiga para comentar as coisas.
    Adorei o formato do vídeo e me diverti muito! Não li a maioria dos lidos citados e estou empacada no meio de A Casual Vacancy por causa da faculdade :(
    No começo achei o livro com um ar HP, por causa da escrita, mas depois fui começando a apreciar ele por ele mesmo. Estou morrendo de pena de ele estar lá, largado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Agora que eu vi que não tinha comentado, gente! Vi o vídeo assim que o áudio do meu notebook parou de me trollar e adorei =) Muito fofo vocês conversarem sobre livros e compartilharem o gênero favorito. Não sou a louca da fantasia, mas sempre acabo gostando muito das coisas que leio. Tipo a trilogia Fronteiras do Universo, que sou apaixonada. Quero muito ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas tenho medo do tiozinho morrer sem terminar, por que, né? Deixa ele acabar isso primeiro que eu compro tudo de uma vez e faço uma maratona. Hahaha! Poxa, você não gostou de Um Dia! Eu amei muito ler esse livro, devorei, mas concordo que os dois podem ser chatinhos mesmo. A Culpa é das Estrelas é um livro muito bom, pena que não me pegou de jeito do jeito que pegou o resto das mafiosas. Talvez por gostar mais do Quem é você, Alasca? do John Green, talvez por ter lido coisas que mexeram mais comigo este ano.

    Enfim, amei o vídeo!
    Beijo, Couth <3

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.


Procura algo?




















Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.