Cosplayer & Harry Potter

Ou um post com muitas imagens e alguns resultados da minha Monografia



Quando você tem uns 11 anos e vai para uma festa de aniversário de criança, você fica meio deslocado. Primeiro porque você não é velho o suficiente para conversar com seus primos adolescentes ou adultos, e também porque você não se sente mais criança a ponto de ficar com as crianças assistindo o dvd da Galinha Pintadinha. Mas depois de uma certa idade, você consegue tanto conversar com os adultos quanto escolher brincar, cantar com a Galinha e comer os bonbons da lembrancinha sem culpa. Pode ser meio estranho, mas é assim que eu me sinto usando cosplay de Harry Potter.

Durante muitos anos excluídos da minha adolescência, quando eu já tinha passado da fase de literalmente brincar de Hogwarts com minha varinha de espeto de churrasco (cerne de pelo de unicórnio) decorando todos os feitiços, eu era levada a ter vergonha de gostar de uma coisa "infantil". Claro que Harry Potter não é infantil, e eu NUNCA deixei de ser apaixonada pela série, mas eu nunca tinha sequer cogitado ir de cosplay. E passar vergonha no cinema.

O último filme se aproximava e, com os preparativos da minha monografia, entrevistando todos os cosplayers da cidade, começou a despertar um desejo dentro de mim de... ir de cosplay. Viver aquele momento. Perguntei na entrevista sobre o sentimento de estar de cosplay numa estreia de HP, e tive respostas tão lindas que pensei "é isso... não posso mais adiar". No último filme, eu tinha que ir de cosplay.

Dos fatores que influenciavam na escolha do cosplay, de acordo com os queridos cosplayers alencarinos, estava:
1. Querer ser igual ao personagem favorito;
2. Aparência física semelhante;
3. Querer estar incluso no mundo da magia, mesmo que por um dia;
4. Contribuir para a magia do ambiente.

Bom, meu personagem favorito é o Fred Weasley, seguido pelo Hagrid, depois a Luna e a prof. Minerva. Fred e Hagrid não rolava, e a Luna entrava em conflito com o quesito 2: eu não sou nem um pouco, nem uma grama, parecida fisicamente com a Luna. E também não queria ir de professora, porque meu sonho era ir de aluna, usar a gravatinha. Mas também... Não queria ir de aluna genérica, queria ir de alguém. Alguém que fosse identificável, de preferência.

Aí que a Lavender Brown (Lilá em português... Por que, né?), que aparecia no sexto filme como uma doida, tinha um lenço na cabeça. Aí que minha mãe tinha um lenço do mesmo jeito. Aí que ela usava umas pulserinhas e tinha o cabelo cacheado... Pronto, já tinha decidido.



Claro que a Lilá não é minha personagem favorita, mas eu gosto dela. Primeiro porque ela não é tão imbecil como no filme; e também ela é uma Grifinória. Ela é corajosa, e é nobre. Mas, assim como eu era quando tinha 15 anos, era bem mongol. Tinha uma melhor amiga inseparável, vivia de segredinhos e risadinhas, era muitíssimo interessada em horóscopos, destinos e adivinhações, e um dia deixei de me apaixonar pelos meninos inalcançáveis e passei a notar os garotos comuns, que sempre tiveram perto de mim e eu nunca tinha notado. De repente, eu tinha mil coisas em comum com a Lilá.

Aí né, vamos pro cosplay: meia calça já tinha, blusa branca minha mãe já tinha, o lenço também, troquei o sapato feio por uma bota e decidi usar meu maxi cardigan ao invés do oficial, para economizar (truques fashionistas, beijos). Mandei fazer uma saia que não deu certo, e acabei achando uma na Renner por tipo 20 reais, tamanho 48, que eu mesma ajustei. E encomendei a gravata pelo mercado livre...

Mas e a varinha?



Se fosse pra comprar uma varinha, eu compraria a do Fred (ahh, Fred!) e não a da Lilá. Mas aí ia ser caro, podia não chegar a tempo... Decidi fazer mesmo. Pedi para minha mãe levar na empresa dela, onde tinha ferramentas, pra alguém cortar o pincel e unir a varinha. Ela me volta, morrendo de rir, com uma... vassourinha. O cara achava impossível eu querer unir os dois cabos, que coisa mais... sem propósito! Tivemos que comprar OUTRO pincel e ir num marceneiro, ficar do lado dele, enquanto ele cortava e colava. Ainda assim, quase que ele cola errado e eu volto pra casa com mais uma vassourinha.

Aí pronto, varinha na mão, fiz as pulseirinhas e o anel que ela usa, e como boa viciada em beauté, fiz o teste de maquiagem (que sempre faço quando vou a qualquer festa ou acontecimento, haha). Era só esperar o dia!



Tive uma crise de identidade na hora de me vestir, achando que eu não devia ir de Lilá... Mas mudei de ideia. Na hora que fiz as tranças e coloquei o lenço, comecei a sorrir. E fui sorrindo até o Iguatemi ver o filme. Passou o nervosismo (eu estava um caco nos dias que se antecederam com a perspectiva do fim), passou tudo. Andei pelo maior shopping de Fortaleza com varinha na mão, sorrindo morta de feliz... E passei duas horas suando na fila sem ar condicionado, ainda morta de feliz.

(Tem um cartão no chão! Hahahah! Acho que é meu cartão da Saraiva)

E passei o filme inteiro aos prantos. Foi exatamente assim, exatamente:



Não dá para descrever a sensação que eu senti quando as luzes se apagaram: eu já tinha começado a chorar. A logo do Harry Potter foi a gota d'água pro choro virar um pranto. Chorei quando vi a Luna. Chorei por tudo. Consegui parar de chorar no final, quando comecei a vibrar loucamente durante a batalha, mas aí voltei a chorar de novo, claro.

É tipo o fim de uma era. Estou formada, Harry Potter acabou. Não tem mais nenhum jeito do universo me dizer: pronto, você é adulta.

Claro que isso não me impediu de acordar em cima da hora no dia seguinte, vestir o cosplay correndo para ir na estreia, assistir o filme pela segunda vez toda montada. E foi lindo do mesmo jeito. Acabou, mas eu estou feliz :) E vamos pro Pottermore, né?

Obs: O blog agora tem página no Facebook. Curtam! Não me obriguem a usar Imperio em vocês!
  1. Que lindo Gabi!!!
    também quase morro de chorar!
    E o cosplay?1 Muito fofo^^

    ResponderExcluir
  2. eu acho engraçado que todo mundo que gosta de harry potter tem a mesma história, de vergonhinha quando era adolescente. cosplay é realmente libertador.

    adorei seus desenhos explicativos. lindos!

    ResponderExcluir
  3. NOSSAAAAA! *----*
    Amei seu cosplay!


    Beijos
    http://pensamentosdeumacademica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu também chorei o filme tooooodo. D:
    E queria taaanto ir de cosplay, mas não tive coragem. Se morasse em cidade grande, tinha ido, com certeza :) Mas né. Já bastou a cara de choque do povo quando eu saí aos prantos da sala do cinema hahah
    Seu cosplay ficou lindo (L)

    ResponderExcluir
  5. otimo o cosplay.. e o choro foi inevitavel em toda sala de cinema não so de fortaleza mas do mundo inteiro.
    eu inclusive quase tive um piripaque de tanto chorar...
    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Geeente, que lindinha! *_*
    Eu iria de Luna, se tivesse companhia, mas acho que no final acabaria morrendo de vergonha.. Estou LOUCA pra ir no parque do Harry Potter em Orlando, mimimi.
    E sim, foi total fim de uma era.. Aqueles créditos eram os créditos do fim da minha infância. O.O
    Beijos Gabi!

    ResponderExcluir
  7. Achei lindo seu visual, mas não suporto Harry Potter.

    ResponderExcluir
  8. Ficou linda! Se tem uma coisa da qual me arrependo, é não ter aproveitado e feito o mesmo, é divertido sabe? Deixei passar, e agora?

    ResponderExcluir
  9. Você ficou linda de cosplay!! ^^
    É triste mesmo o fim da era HP, a gente se pergunta o que fazer depois disso né? Sem mais estreias. Só espero que os eventos de fãs nunca acabem, nem que seja de vez em quando, pra relembrar.

    ResponderExcluir
  10. G@b!,
    São lindos teus desenhos. Muito bem feitos.

    Gostaria de ver o desenho de uma garota negra.

    Vc já pensou nisso? :)

    BjOs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriana B.!
    Eu já fiz desenhos de garotas negras sim.. meus croquis de moda mais lindo são quando elas aparecem :)) Acho lindo a luz e a sombra sobre o tom de pele.

    Beijos :))

    ResponderExcluir
  12. Aaah, você realizou meu sonho! Queria ter ido de cosplay nesse último filme também, mas acabou que não deu certo. Fiquei triste!

    Mas não é que você ficou parecida com a Lilá? Gostei!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Posso falar? Você ficou LINDA de Lilá! Sério, sempre tive minhas dúvidas quanto ao cosplay, mas o seu ficou tão sutil e lindo que você poderia tranquilamente andar na rua assim, juro! Hahaha! E seus desenhos de look do dia são os melhores. Enfim, amei! E quanto a Harry... ah, não tenho nem mais o que dizer. Significa tanto pra mim que nem consigo descrever isso em palavras. Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Já te disse que teu cosplay ficou muito legal né? Geralmente esse tipo de coisa me dá uma vergonha alheia, mas o seu ficou super lindo :D

    ResponderExcluir
  15. haha, você ficou muito linda *-* Nunca fui muito de gostar de Harry Potter, mas acho que sei mais ou menos o que vocês fãs sentem.

    beijos :*

    ResponderExcluir
  16. que linda que vc ficou *-* e o desenho super cute!

    ah, pena que quando fui assistir a esse último filme, tinha um bando de gente mal-educada no cinema, que gritava o tempo todo! e aqui na minha cidade só passava o filme dublado, logo...

    (eu não sei dizer qual o meu personagem favorito.. gosto muito dos gêmeos weasley, do rony tb, da luna...)

    gostei muito do seu blog!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Que post mais lindo! Achei super original a ideia da "fantasia"...
    Eu sou apixonada pelo Sirius, como eu queria um tio igual a ele *---*
    E a varinha?! Dando passo-a-passo e tudo:)

    Mas que nem dizem: os livros e os filmes acabaram, mas a história vai continuar viva dentro da gente pra sempre!;D

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Ah, Gabi, tô emocionada!
    Você precisava se reunir com o pessoal do fã-clube daqui que costuma ir de cosplay no dia da estreia e dar umas aulinhas, porque eles são muito bregas. Muito!
    Alguns resolveram ir de comensais e confeccionaram as máscaras ali na fila, ficou uma coisa meio porca, morri de vergonha! Você ficou fofíssima, tinha mais é que ir se exibindo toda-toda mesmo!
    Engraçado que antes do filme começar, eu tava pensando que não ia chorar. Porque sempre que vou ver um filme desses que sei que é de chorar, eu nunca choro, principalmente se estou eufórica (e eu estava MUITO eufórica). Aí eu combinei com meu amigo que se a gente não chorasse, íamos falar pra todo mundo que choramos horrores mesmo assim, HAHAHA
    Comecei a chorar na hora da batalha, e lembro que quando vi o Fred morto eu fiquei meio agonizando, sabe, tipo "nããããão, snif snif", caos total.
    ai ai, quero ver o filme de novo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Gabi, te confessar que eu me obriguei a ir na estreia dessa vez (história triste: meus pais são do tipo que se eu quero mtomtomtomto uma coisa eles não me dão. Logo, nunca fui levada numa estreia. E depois eu achava que ja tava grandinha demais pra isso. Pois bem, me uni com algumas amigas e fui! haha). E olha, queria mto ter ido de cosplay! MUITO!
    Tava tudo tão lindo, com o pessoal vestido... uma galera caprichando mto (como vc, que ta LINDA de Lilá!)... tinha Voldemort, tinha Belatrix, tinha um dementador! Foi LINDO!
    E, é, eu tava lá, vendo o filme acreditando que não ia chorar tanto, afinal o fim de verdade foi em 2007, quando a cada pagina eu chorava liiitros.
    Mas, né, Snape morreu e céus, eu cai em lagrimas pensando exatamente o mesmo que vc: agora eu sou adulta, acabou. Ainda não caiu a ficha que acabou. Vou voltar no cinema pq vai estreiar uma sala Imax aqui no Rio... hahaha e chorar mais um pouquinho!
    :***


    ps: já disse que tá linda, né

    ResponderExcluir
  20. que LINDA!
    eu estava na Argentina na estréia (e claro que fui!), não tive coragem de ir assim.
    mas tive uma festa à fantasia no mês passado e adivinha? Hermione, é claro! no mesmo esquema DIY que você: saia da Renner, meia-calça, cardigan... e varinha de graveto! hahahaha!

    é tão bom nos sentir mais "bruxos" de vez em quando, né? :D

    ResponderExcluir
  21. seu cosplay ficou lindo! hahaha eu tb passei o filme inteiro "meh", mas como ainda não me formei ainda posso me dar ao luxo de dizer que não sou adulta 8D HAHAH ótima ideia da varinha, vou copiar Bjos :D

    ResponderExcluir
  22. Eu realmente queria ter usado cosplay de algum personagem do Harry Potter em qualquer filme, mas não deu ): Não que isso me impeça de alguma vez na minha vida usar, mas acho que é muito mais emocionante enquanto assiste o filme.
    Particularmente, eu não acho que tudo acabou, sabe? Eu nunca fui muito fã dos filmes porque sempre saía meio frustrada deles por terem excluído minhas partes favoritas dos livros, então, para mim, se existe algum fim foi com o último livro.
    De qualquer forma, eu não saberia que personagem escolher para fazer cosplay, já que gosto da Luna e não tenho nada a ver fisicamente com ela. Mas eu me vestiria de Sonserina, porque simplesmente é minha casa favorita ♥(pensando bem, acho que Belatriz também seria uma ótima ideia haha).

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente AMEI o seu cosplay. Um dos melhores que já vi. E vc só precisou comprar a gravata e a saia!!! :D

    ResponderExcluir
  24. so falta virar gordinha q nem a Lila Brown

    ResponderExcluir
  25. aproveita tu vai da uns beijo no rony

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.


Procura algo?




















Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.