Vou começar a série de posts sobre Londres com a pergunta que não quer calar: se vale a pena fazer os cursos rápidos na Central Saint Martins, como é lá, etc.
Resposta curta: É claro que vale.
Respost longa:
Vale, e vale muito. Depois que eu me formei eu fiquei pensando no que ia fazer, e enquanto não decidia por uma pós-graduação (encontrei algumas, só que eram fora da minha realidade financeira. Quando eu digo minha, sempre quero dizer da minha família, pois como recém-formada e desempregada, eu não tenho dinheiro próprio ainda), comecei a ver esses cursos de verão na Central Saint Martins e me interessar. O preço não era muito caro, tendo em vista o renome da universidade, que em Londres tudo é caro, etc, etc. Os cursos eram de 300 a 500 libras cada um, com duração de cinco dias e com mais ou menos cinco horas diárias e intensivas. Você pode ver a lista completa de cursos de férias de verão da CSM aqui. (também tem de páscoa, e outros... é só dar uma olhada)
Depois de muito pensar e repensar sobre o assunto, decidi fazer três: Digital Print on Textiles, Digital Fashion Illustration and Communication e Children's Book Illustration. Escolhi por afinidade e por questão de bater o cronograma, pois tinha vários cursos que eu tinha vontade de fazer, mas eram muito distantes uns dos outros, etc. Acabou que vários fatores pesaram na escolha, e não somente o fato de eu ter me interessado mais por esses três. Continuando.
O pagamento foi feito e eu recebi umas cartas confirmando cada curso, tudo muito bem explicado, com lista de materiais, mapinha do bloco onde eu ia ter aula, onde eu deveria levar o meu passaporte para eles verificarem que eu era uma estudante regularizada etc. Aí pronto, foi só me preparar para a viagem propriamente dita, e vamos nós a Londres! Na Imigração foi super certo, falei que estava indo estudar, mostrei as cartas que a CSM tinha mandado pra minha casa, e tudo jóia.
No primeiro dia de aula do primeiro curso (Digital Print on Textiles) eu já sabia onde ir, e embora o prédio fosse giga, tudo era muito bem organizado. A gente sentava numa sala enorme com todas as pessoas que iam começar cursos nesse dia, e os instrutores vinham um por vez chamar os alunos de determinados cursos. Tinha que ser assim, porque a universidade é velha e parece um labirinto.
Dos três cursos que eu fiz, dois foram magníficos. O de estamparia (o 1º) era espetacular em termos de infra estrutura. Todos os alunos tinham computadores ótimos, com tablets da wacom para desenhar à sua disposição, e maquinário especializado LIVRE para os alunos usarem. Eu me sentia como se tivesse numa fábrica, porque tinha simplesmente todas as máquinas que eu já tinha visto, todas com instruções de segurança e a possibilidade de você usar. Como era um curso de estamparia, estampamos um monte de tecidos, e não tinha nada de cota, ou quantidade máxima... Era quantos você quisesse fazer. É claro que muita gente aproveitou para imprimir trabalhos antigos e aproveitar para montar portfolio, mas eu não posso tirar a razão deles. Com uma oportunidade dessas, realmente. Além disso, a tutora era designer de estampas, e vendia para a Liberty e a Anthropologie, sabia como funcionava o mercado, e dava muitas dicas. Além do fato de Londres ser uma cidade central (por falta de termo), os ex-alunos da CSM são designers famosos que continuam tendo vínculos com a universidade, então se você está no seu primeiro ano de faculdade, tem a chance de trabalhar com grandes nomes da moda, etc. Isso definitivamente é um GRANDE ponto forte de estar estudando nessa universidade.
O de Ilustração de livros infantis também foi fantástico. A tutora era uma ilustradora MUITO talentosa, e tinha alguns livros publicados, então além de técnicas incriveis ela ainda passou muitas muitas muuuitas dicas sobre o mercado editorial. Me sentia inspirada por estar ali, aprendendo tudo aquilo. Cada turno (manhã/tarde) era com um tema diferente, uma nova técnica, e é claro que com o tempo corrido você pode não aproveitar tanto quanto deveria. Eu não fiz um desenho decente numa semana inteira. Mas o curso dá as ferramentas para que você possa construir depois, no aconchego da sua casa, e fazer um trabalho muito melhor agora que você já tem tudo aquilo de informação.
E por fim, o segundo curso que foi... Diferente. O tutor, dessa vez, não sabia o que estava fazendo. Ele trabalhava com outras coisas e não especificamente com ilustração, o nível das pessoas era MUITO diferente e acho que ele simplesmente não sabia como proceder. Acabou que também ficamos conhecendo sobre o mercado da moda, e também aprendi dicas valiosas sobre montar portfolio, apresentação de um trabalho, além de algumas técnicas novas no photoshop e básicas no illustrator (que eu não sei usar direito). Foi ruim? De forma alguma. Mas definitivamente não foi o que eu esperava, e com o dinheiro que eu gastei pagando esse curso, poderia muito bem ter feito outro que poderia ter tido mais proveito.
Ou seja: de qualquer forma, é uma experiência incrível. A dica que eu dou para quem pretende ir é escolher com muito mais critérios o seu curso, procurar alguém que já fez, e sobretudo googlar tudo sobre o seu tutor. Descobrir se ele está dando o curso certo, o que ele já fez, se ele é bom mesmo naquilo que o curso está propondo, e ir atrás. É claro que vale a pena. Só de você estar vivendo uma cultura OPOSTA à nossa (sobretudo se você vive em Fortaleza *rancor*), numa cidade gigante, com pessoas do mundo inteiro... É incrível. E eu faria de novo. Mil vezes. Amanhã. Hoje a noite, pode ser?
Obs: Devo dizer também que, como diriam meus amigos de curso, a moda não te quer. Dos cursos que eu fiz, as pessoas mais legais, o aprendizado mais intenso, tudo... não tinha a ver com a moda. As meninas que fazem curso de modas são magérrimas, antipáticas e vão montadérrimas (afinal, estão em Londres) pra aula. Ninguém quer falar com você porque você se veste normal e não fez aquele penteado desarrumado que em quem é anoréxico fica lindo... E sobretudo porque não está fumando seus cigarros finos (ou ainda enrolando os seus cigarros artesanalmente, vai saber porque) na porta da faculdade. Agora, as pessoas do design, ou que fazem qualquer outra coisa, geralmente são fofas, lindas e simpáticas, prontas para fazer amizade com quem DGAF sobre ser it. Com quem come no almoço ao invés de tomar só missoshiro. Com quem não tem frescura de passar uma horinha sentada no parque, sujando a roupa na grama e sendo feliz.
Obs 2: Mais posts de Londres com certeza virão.
Que máximo, Pud!!
ResponderExcluirDetalhe pra obs... Então essa turma it existe mesmo e toda cheia de 'its'? hahaha too bad.
posta mais!
Que bom que tu curtiu! (: Espero que aquele arquivo do Word tenha sido útil hahahah Você chegou a aproveitar alguma dica!?
ResponderExcluirMas olha, eu felizmente tive uma experiência positiva com o povo da moda. Em todos os cursos CSM que fiz, 90% do povo era super relax e muito gente fina, enquanto até as gurias mais montadas não eram nada antipáticas (pelo contrário, a maioria adorava falar e meio que se exibir, sabe?)
Tinha uma galera super super à vontade, de moletom e jeans, coisa que btw me surpreendeu de imediato (jamais imaginaria que veria isso nos Fashion Courses). Super quero ler mais post sobre a tua viagem! Favor escrever mais :} haha
Bjs bjs!
Adorei esse teu post!
ResponderExcluirSabe que eu não sabia desses cursos que a CSM oferecia? Vou dar um pesquisada, quem sabe um dia consiga fazer um também :P Parece maravilhoso nem que seja só pela experiência de conhecer o mercado fora do Brasil.
Agora, uma pergunta: o nível dos alunos é muito diferente dos brasileiros?
P.S.: posta mesmo mais sobre a viagem! :)
Que legal Gabiii, que bom que pode vivenciar tantas coisas boas, conhecer pessoas que querem trabalhar com o mesmo q vc e tal, aposto que aprendeu muito mais nesses dois cursos que fez do que em muitas disciplinas (não vou citar nomes) lá na faculdade!!
ResponderExcluirBjs!!
Ai que delícia! Conhecer algumas coisas um pouco a ver com a sua profissão em outro país deve ser muito divertido! Além de muito interessante!
ResponderExcluirAguardo ansiosamente por novos posts! Senti saudades das postagens!!
Beijossss
Nossa gabi adorei o post. Eu vou me formar agora e estou com o mesmo pensamento que você estava a respeito do que fazer depois... Já tinha pensado nos cursos de férias do CSM e já tinha até olhado os ofertados no site. Mas confesso que fiquei completamente perdita em meio a tantas opções atraentes. Acho que essas suas dicas de como selecionar os cursos e não entrar numa furada serão valiosas para eliminar minhas indecisões. Anotei as dicas rs. Bjs
ResponderExcluirGabi, esse post me deu mais vontade ainda de ir fazer alguns cursos assim... :)
ResponderExcluirps: amei a foto inicial do post.
Eu estava vendo os portifolios do profissão moda, porque estou querendo publicar o meu lá...dai vi o seu perfil e vim correndo conhecer seu blog e adorei, já estou seguindo!
ResponderExcluirAdorei esse post, quero muito fazer um curso fora!
obrigada por compartilhar essas informações :)
bejus
Queria saber se vc ficou na faculdade ou em algum hotel?
ResponderExcluirpq eu li no site que la nos curso de verão vc fica na faculdade e toma cafe da manha, almoça e janta la.
eu queria saber se la so oferece cursos ou se e faculdade?
ResponderExcluirGabi, como é a questao do visto? No FAQ de short courses da CSM ressaltam a exigencia de visto de estudante para quem nao tem nacionalidade ou passaporte europeu. Voce tirou o TIER 4?
ResponderExcluir